group-telegram.com/embaixadarussa/2450
Last Update:
🎙 Trechos do briefing da porta-voz do MNE da Rússia Maria Zakharova (2 de outubro de 2024)
❓ Pergunta: Como você avalia o resultado da cúpula do Quarteto (QUAD)? Em particular, a proposta de reforma do Conselho de Segurança da ONU?
💬 Maria Zakharova: A Rússia tem defendido consistentemente uma reforma equilibrada do Conselho de Segurança das Nações Unidas com o objetivo de adaptar esse órgão mais importante às realidades modernas, incluindo a tendência crescente de formação de uma ordem mundial multipolar, ao mesmo tempo em que preserva e mantém essa estrutura para que seja eficaz. Tornar a composição do Conselho de Segurança mais representativa e democrática seria uma contribuição significativa para os esforços de construção de um sistema justo e sustentável de relações internacionais.
A declaração dos líderes do QUAD no final da cúpula em Wilmington (EUA), em 21 de setembro deste ano, é muito vaga em termos de reformas. Ela observa a necessidade urgente de reestruturar o Conselho de Segurança da ONU, especialmente expandindo-o nas categorias permanente e não permanente. É destacado um esforço separado para alocar assentos permanentes para a África, Ásia e América Latina.
Vale a pena observar que o QUAD inclui o Japão e a Índia, que afirmam ter “residência permanente” no Conselho de Segurança. Dois outros membros da associação — os Estados Unidos e a Austrália — apoiam claramente as respectivas ambições não apenas de Nova Délhi, mas também de Tóquio e Berlim.
☝️ Assim, o QUAD, com exceção da Índia, é a favor do aumento da representação no Conselho não apenas dos países da Maioria Mundial, mas também dos estados ocidentais.
Você pode dizer: e o Japão, um país não ocidental? Mas esse país está completamente subordinado à vontade ocidental — são as bases militares americanas, a estrutura política americana imposta a esse país. Em todos os sentidos da palavra, os americanos governam completamente Tóquio.
🤝 Acreditamos que a tarefa de aumentar a eficácia do Conselho de Segurança da ONU será cumprida se ele for ampliado exclusivamente com representantes do Sul Global. Destacamos o Brasil 🇧🇷 e a Índia como candidatos naturais a assentos permanentes no Conselho de Segurança. Enfatizamos a necessidade de superar as injustiças históricas contra o continente africano dentro dos parâmetros acordados pelos próprios africanos.
❗️ A oferta de assentos adicionais, especialmente os permanentes, para os ocidentais está fora de questão.
BY Embaixada da Rússia no Brasil

Share with your friend now:
group-telegram.com/embaixadarussa/2450