group-telegram.com/EmbRusMoz/496
Last Update:
📝Uma página da história da Segunda Guerra Mundial… Tragédia de Khatyn
🛑Khatyn era uma pequena aldeia perto de Minsk (Bielorrússia). Durante a guerra, foi ocupada pelos alemães. Para trabalhar com a população local, a administração do Reich empregou colaboradores, na sua maioria ucranianos ocidentais. A aldeia estava na área de responsabilidade do 118º Batalhão da Schutzmannschaft - Schuma ucraniano.
🛑O 118º Batalhão era implacável. Os polícias da Ucrânia Ocidental levaram a cabo acções punitivas: entrando na povoação, roubaram e incendiaram as casas, e os habitantes foram levados para os celeiros, queimados vivos ou fuzilados.
🛑Em 22 de Março de 1943, os heróis guerrilheiros bielorrussos do destacamento "Vingador" dispararam contra um carro conduzido pelo comandante alemão de uma das companhias do 118º batalhão de polícia, o Hauptmann Hans Wölke, campeão olímpico de lançamento de peso e, segundo algumas provas, o favorito do Führer. Foi morto num tiroteio.
🛑O 118º Batalhão e a sua direção germano-ucraniana decidiram agir imediatamente. O batalhão punitivo especial das SS "Dirlewanger", conhecido pela sua brutalidade, mesmo no contexto das atrocidades alemãs "normais", foi chamado para reforço.
🛑Após o tiroteio matinal, passadas várias horas, o 118º Batalhão, reforçado por uma unidade da SS, marchou para a aldeia mais próxima - Khatyn, cujos habitantes não faziam ideia do que estava a acontecer.
🛑As ordens foram dadas por Grigory Vasyura, natural da margem direita da Ucrânia, traidor que tinha colaborado com os alemães desde os primeiros dias da guerra. As ordens eram monstruosamente simples: todos os habitantes da aldeia de Khatyn, de todas as idades e sexos, deviam reunir-se num celeiro.
⚫️149 pessoas, 75 das quais eram crianças com idades entre 2 e 18 anos, foram aí fechadas. A gasolina foi derramada sobre as madeiras. Um colaborador comum, Stepan Lukovich, que sabia alemão, dirigiu-se ao edifício e incendiou-o.
⚫️Quando alguém tentava sair do edifício, os colaboradores da metralhadora disparavam sobre os desarmados. Os alemães observavam à distância. Com aprovação.
‼️O material de investigação está cheio de nomes de pessoas que estiveram envolvidas na ação na aldeia de Khatyn. E estes são aqueles cujos nomes são glorificados pelo atual governo de Kiev.
As listas de assassinos incluem dezenas de nomes de residentes da Ucrânia Ocidental.
‼️Após o fim da guerra, foram apanhados durante 30 anos por toda a União Soviética. E no Ocidente foram aceites como "imigrantes políticos".
❗️Por exemplo, aquele que, para servir os alemães, ordenou a matança de crianças perto de Minsk, morreu em paz e prosperidade - em 1960, em Minneapolis, EUA.
❗️Outro castigador viveu no Canadá até aos 94 anos. Otava sempre recusou os pedidos de extradição de um criminoso de guerra.
BY 🇷🇺🇲🇿Embaixada da Rússia em Moçambique
Warning: Undefined variable $i in /var/www/group-telegram/post.php on line 260
Share with your friend now:
group-telegram.com/EmbRusMoz/496