group-telegram.com/ConsRus_SP/1517
Last Update:
Trajetória do diplomata e pesquisador russo Georg Langsdorff
Georg Heinrich Freiherr von Langsdorff é considerado uma das personalidades mais conhecidas na história da diplomacia russa no Brasil.
Langsdorf nasceu em 1774 na cidade de Wollstein, na Alemanha. Estudou na Universidade de Gottingen e recebeu o título acadêmico de doutor em medicina. Em 1802 se tornou membro-correspondente da Academia de Ciências de São Petersburgo.
Em 1812 George Langsdorff foi nomeado o Cônsul-Geral da Rússia no Rio de Janeiro. Este cargo foi instituido após o lançamento do Manifesto sobre o início das relações comerciais entre a Rússia e o Brasil. No período da sua permanência no Brasil Langsdorff desempanhava um conjunto amplo de funções - fazia pesquisas do mercado brasileiro, analizava a demanda de produtos russos, juntava dados referentes à situação política e econômica do Brasil, prestava auxílio às tripulações de navios russos, contribuia para o processo de imigração no Brasil.
Vale notar que graças ao conhecimento profundo nas área de medicina e ciências naturais e ao título do acadêmico Langsdorff gozava de grande autoridade no Governo do Brasil.
O principal mérito de George Langsdorff foi a expedição às regiões do Brasil (1821-1829) que é considerada uma das mais importantes incursões científicas realizadas no Brasil no século XIX realizada com apoio financeiro do Governo do então Imperador Alexandre I e da Academia de Ciências da Rússia. A expedição abrangeu os estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, entre outros. Ao longo dos oito anos da expedição Langsdorff e a equipe dele pesquisaram as terras brasileiras distantes de difícil acesso, ultrapassaram uma distância de mais de 15 000 quilómetros de planalto e da baixada da Amazônia. Foram exploradas as regiões ricas de ouro e diamantes, encontrada grande quantidade dos tribos índios. A expedição acontecia em condições difíceis com clima tropical perante a desconfiança da população local.
Grande parte do material produzido durante a expedição foi enviado para a Rússia: manuscritos, desenhos, aquarelas, mapas, espécies minerais, herbários, animais empalhados, registros de línguas indígenas e correspondências. Também fazem parte deste acervo os diários de Langsdorff, que revelam detalhes sobre os costumes e a língua de tribos como os Apiacás, Mundurucus e Guanás.
Pela contribuição que George Langsdorff fez para o desenvolvimento das relações entre a Rússia e o Brasil o diplomata foi condecorado com a Ordem Imperial da Santa Ana do Segundo Grau e com a Ordem Imperial do Santo Vladimir do Terceiro Grau.
No Brasil a personalidade de George Langsdorff é bem conhecida. A trajetória do grande diplomata e pesquisador russo foi descrita em vários livros, inclusive “Diários de Langsdorff”, “Expedição Langsdorff ao Brasil, 1821-1829”, “No Caminho da Expedição Langsdorff”, entre outros.
#памятидипломатов #ДДР2025 #diplomatsday #российскиедипломаты #diplomatasrussos
BY Consulado Geral da Rússia em São Paulo
Warning: Undefined variable $i in /var/www/group-telegram/post.php on line 260
Share with your friend now:
group-telegram.com/ConsRus_SP/1517